Software para empresas de fretamento: porque utilizá-los?

Com o passar dos anos, testemunhamos os grandes avanços que a tecnologia trouxe à existência. Hoje, muitas das necessidades que possuímos podem ser satisfeitas através de um clique na tela do celular. Podemos pedir comida, solicitar um carro, contratar os serviços de uma diarista, agendar consultas médicas e satisfazer inúmeras outras demandas.

Esse movimento também foi visto pelas empresas que se engajaram na mudança e começaram a empregar mais tecnologia nas atividades que desenvolvem. Softwares comerciais, logísticos, financeiros, de gestão de pessoas, de produção e marketing passaram a compor os diversos departamentos de uma organização.

Diante disso, no artigo de hoje falaremos a respeito de softwares para empresas de fretamento, porque utilizá-los, quais são seus benefícios e quais os impactos positivos da tecnologia nessas operações de transporte.

Software para empresas de fretamento: porque utilizá-los?

Normalmente, empresas de fretamento são contratas por diversas organizações para realizar o transporte de funcionários (transporte fretado), podem atender empresas de turismo e viagem, prefeituras quando do fornecimento de ônibus para o transporte público, transporte escolar, deslocamento para grandes eventos, locar a frota para outras empresas, realizar traslados curtos como, por exemplo, a conexão aeroporto e tantas outras possibilidades.

Em especial, essas empresas precisam planejar a escala de veículos por serviço, utilizar rotas otimizadas em seus trajetos, monitorar o comportamento dos motoristas, rastrear o veículo, aprimorar o controle e a gestão e realizar outras atividades administrativas e operacionais significativas para o dia a dia do negócio. Todas essas necessidades podem ser planejadas, executadas e implementadas por meio de um software para fretamento.

Por meio destes sistemas, é possível roteirizar os itinerários utilizados, quer dizer, criar rotas otimizadas (mais curtas possíveis) entre os locais atendidos, monitorar e rastrear os veículos, entender qual o comportamento do condutor durante a operação, isto é, se acelera desnecessariamente em alguns trechos, freia bruscamente, excede a velocidade permitida por lei ou definida na política de transportes da organização e auxilia os gestores na obtenção descomplicada de outras informações estratégicas para a empresa.

Quais são os benefícios e impactos?

Como exposto, além de valiosas ferramentas de gestão, estes softwares atuam como mecanismos de redução de custo, aprimoramento de rotas, mapeamento da ocupação dos veículos (redução de ociosidade), identificam eventuais desvios de conduta de usuários (passageiros e motoristas), rastreiam em tempo real tudo o que ocorre com os veículos quando em operação e fornecem muitas informações pertinentes ao gestor para que tome decisões estratégicas.

Além disso, a depender da política de transporte da organização, os softwares viabilizam o cumprimento das diretrizes definidas na política, metrificam o processo ou parte dele, regulam o serviço no âmbito da organização, garantem a boa convivência entre usuários e respaldam institucionalmente as decisões dos gestores da área nas estratégias de planejamento e nos atendimentos prestados aos passageiros.

Conclusão

A tecnologia pode promover grandes mudanças positivas para as empresas de fretamento, favorecer o trabalho dos gestores, evoluir o nível de serviço aos usuários, amplificar o nível de informação extraído do processo e reduzir em grandes quantidades os custos e despesas operacionais.

Agora que você descobriu qual a importância de se utilizar softwares nas empresas de fretamento e ônibus, aprenda como gerenciar as demandas de locação de veículos em operações de frota e compartilhamento de veículos.

Recent Posts