Tabela FIPE: tudo o que você precisa saber

Muitas pessoas, principalmente na época em que vão vender ou comprar um novo automóvel, utilizam a internet para realizarem as primeiras pesquisas a cerca do veículo a ser anunciado ou do carro que se pretende adquirir.

Lêem as opiniões de pessoas que já possuíram ou possuem o carro, se informam sobre os problemas mais comuns que o veículo pode apresentar, pesquisam o valor do custo de manutenção básica, realizam algumas cotações em seguradoras e analisam o valor médio das revisões.

Na maioria das vezes, as pessoas iniciam essa busca por meio de sites de venda de automóveis, acompanham os testes já realizados e a opinião da mídia especializada, analisam a gama de opcionais e o mais importante: se informam sobre o preço do automóvel.

É pensando nisso que, no artigo de hoje, falaremos a respeito da mais conhecida e utilizada ferramenta do mercado nacional relacionada à precificação média dos automóveis: a tabela FIPE. Neste artigo, você vai aprender sobre:

  • O que é a tabela FIPE?
  • Para o que serve a tabela FIPE?
  • O que a tabela FIPE indica?
  • Como a tabela FIPE funciona?

Através deste conteúdo, esperamos poder ajudá-lo (a) a compreender melhor o funcionamento dessa famosa tabela do mercado brasileiro, como ela funciona, o que indica e qual sua função. Vamos lá!

O que é a tabela FIPE?

A FIPE é uma tabela que expressa o valor médio em reais de veículos do mercado nacional, isto é, ela indica a precificação média de um veículo automotor para facilitar negociações e avaliações.

A FIPE é um parâmetro de mercado, quer dizer, ela apresenta valores médios de automóveis de acordo com a marca, o ano e o modelo de um veículo, relacionando somente esses três fatores.

Ela não leva em consideração informações como quilometragem, estado do automóvel, cor, opcionais vindos de fábrica, acessórios instalados, região e quaisquer outros fatores que possam influenciar o valor de um automóvel para mais ou para menos.

Para o que serve a tabela FIPE?

A tabela é um ponto de partida para que pessoas, quando em negociação ou avaliação de automóveis, tenham um instrumento em mãos que lhes forneça um ponto de partida para a condução de compra ou venda de automóveis.

A tabela FIPE é um instrumento baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos no mercado nacional, trata-se de uma referência , quer dizer, ela serve somente para situar melhor compradores e vendedores.

Como dissemos, o valor pode sofrer variações em decorrência de inúmeros outros fatores que incidem na formação de preço de determinado veículo, sendo que estes outros dados, a tabela não leva em consideração na hora de formar e informar os valores.

O que a tabela FIPE indica?

A tabela FIPE indica uma média que se relaciona ao valor de mercado de carros, motos, caminhões e ônibus novos e seminovos. Essa informação auxilia empresas que comercializam automóveis e pessoas físicas e jurídicas quando em ocasiões de negociação.

Essa tabela é disponibilizada oficialmente no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, organização que em 1973 foi criada para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

O órgão presta serviços ao governo e empresas privadas, e tem na precificação média de automóveis, conhecida popularmente como Tabela FIPE ou simplesmente FIPE, um de seus principais produtos.

Como a tabela FIPE funciona?

A construção do índice é baseada na coleta de preços do mercado brasileiro relativo a carros, motocicletas, caminhões, ônibus e micro-ônibus seminovos, novos e usados em determinados períodos de tempo, ou seja, o índice é atualizado constantemente (todo mês).

Em posse destes valores, os pesquisadores analisam estatisticamente preços muito acima ou abaixo da média, a montadora do veículo, seu modelo e ano de referência não levando em consideração outros itens que influenciam o preço como já mencionamos.

Depois de descartada a discrepância estatística, os valores restantes são usados para se estabelecer à média. Após criada essa média, específica de cada carro informado pela tabela, ela é finalmente referenciada na listagem de preços apresentados pela tabela FIPE.

Conclusão

A tabela FIPE tem ajudado muitas pessoas quando o assunto é a venda ou compra de veículos. Como vimos, por meio dela, é possível que compradores e vendedores conheçam o valor médio de referencia no mercado do seu automóvel.

Contudo, a tabela não leva em consideração outros fatores importantes que interferem na precificação de veículos no mercado brasileiro, servindo apenas de parâmetro, isto é, um ponto de partida para negociações e avaliações automotivas.

Agora que você aprendeu tudo sobre a tabela FIPE, como ela funciona e o que ela indica, descubra mais acerca do controle de frotas: como criar processos eficientes de controle de frotas na sua empresa? Qual a importância disso? Descubra neste artigo!

Recent Posts