5 tecnologias importantes para uma operação de transporte

Já faz alguns anos que a palavra tecnologia tornou-se popular e acessível à sociedade, se mostrando útil, funcional e importante na solução de vários desafios, sejam pessoais ou profissionais.

Em resposta às necessidades empresarias, e quando aplicadas de forma racional e proporcional às demandas corporativas, muitas ferramentas são capazes de alterar a realidade empresarial, solucionar problemas, tornar a gestão mais eficiente, otimizar a rotina e a leitura de resultados, reduzir custos e tornar mais assertiva a tomada de decisão.

No artigo de hoje, mostraremos algumas tecnologias importantes para uma boa gestão de transporte.

Roteirização

A primeira aplicação tecnológica fundamental e de grande impacto em qualquer operação de transporte é a roteirização.

A roteirização consiste na definição das melhores rotas (fixas ou não), ou seja, os trajetos são definidos baseados nos pontos de entrega e coleta percorridos pelo veículo, caso esse aplicado ao transporte de cargas, nos demais modais, como por exemplo, no transporte fretado, as rotas são definidas baseando-se na codificação geográfica (latitude e longitude) de cada usuário.

Dessa forma, ao se deslocar, o transportador sempre gastará o menor tempo percorrendo a menor distância possível, e no final das contas, isso representará redução de custo.

Quer saber mais sobre a roteirização? Escrevemos um post completo sobre sua aplicabilidade e potencial de reduzir custos, leia mais!

Bloqueio/Desbloqueio remoto do veículo

Esta funcionalidade é muito importante no que diz respeito à gestão, principalmente, na administração operacional.

Graças a esta tecnologia, o operador do sistema tem a possibilidade de interromper o funcionamento do veículo de qualquer distância, seja por motivos de extravio de rota, excesso de velocidade, furtos ou roubos.

Assim, além conseguir controlar todos os acontecimentos envolvendo a frota e os veículos em operação, a empresa tem total autonomia para interromper o funcionamento dos veículos, podendo ainda emitir alertas para o motorista em caso de excesso de velocidade e comunicar órgãos de segurança sobre eventuais delitos (roubos ou furtos).

Rastreamento / Monitoramento

Subprodutos da telemetria, estas funcionalidades são importantes mecanismos de segurança para os passageiros, clientes e para a própria empresa.

O rastreamento protege o condutor e o veículo, os usuários (passageiros de ônibus fretado, por exemplo) e as cargas em transporte. As informações são produzidas e transmitidas em tempo real e acompanhadas por uma central que certifica todos os acontecimentos envolvendo o automóvel, valida estes dados à medida que promove o tratamento destas informações

Integração com sistemas de mercado

Uma das ferramentas fundamentais para uma eficiente gestão de transporte é a possibilidade de integrar um sistema contratado, como por exemplo, um software para gestão de transporte, com os demais sistemas utilizados pela empresa e aplicados à área logística, como as plataformas de cards de benefícios, gestão de funcionários, ERP’S, sistemas de controle de manutenção, dentre outros.

Controle de jornada

As despesas com pessoal são, em qualquer empresa, a área mais cara e que mais consome recursos financeiros. Assim, mecanismos capazes de controlar o motorista são imprescindíveis na operação como forma de gestão, assertividade e controle comportamental.

E você, utiliza estas tecnologias na sua gestão de transporte? Caso ainda não utilize, saiba o que é roteirização e quais são seus benefícios.

Recent Posts