Tendências logísticas para 2022

Em todo início de ano é comum lermos notícias a respeito das tendências que podem se concretizar ao longo do novo ano, algumas concretas outras nem tanto assim. Pensando nisso, no artigo dessa semana mostraremos algumas tendências logísticas para 2022.

Neste artigo falaremos sobre:

  • Potencialização do e-commerce
  • Massificação da automatização
  • Novos regimes de trabalho
  • Maior adesão à logística verde

Potencialização do e-commerce

Comprar na internet é uma realidade concreta há alguns anos. A pandemia acentuou esse comportamento, demandando das empresas a digitalização de seus negócios. Hoje, empresas que não utilizam estratégias digitais estão fadadas ao insucesso.

Mas, não estamos falando somente de grandes players. Até mesmo negócios locais ou de pequeno e médio porte tiveram que se readequar as novas realidades comerciais e aos novos hábitos dos consumidores.

Hoje em dia as barreiras geográficas foram rompidas, quer dizer, nós podemos consumir em qualquer loja online de qualquer parte do mundo. Portanto, o diferencial competitivo mudou. Hoje as entregas rápidas e expressas passaram a determinar o consumo.

Diante disso, em 2022, as entregas cada vez mais rápidas se tornarão realidade, além de um importante fator competitivo entre as organizações.

Massificação da automatização

A utilização massiva de tecnologia nas operações e processos logísticos terá um grande protagonismo em 2022. O emprego de tecnologia aumenta a competitividade das empresas e isso deverá se consolidar neste ano.

Plataformas em nuvem se difundirão ainda mais, principalmente, pela simplicidade de acesso que viabilizam aos usuários, que podem acessá-las de qualquer lugar remotamente a qualquer momento, para acompanhar ou controlar determinada atividade.

Serviços como o outsourcing, voltado para gestão de transporte, também, deverá ser explorado pelas empresas, uma vez que simplifica a estrutura corporativa e otimiza processos empresariais. Além disso, a integração de sistemas será uma alternativa.

Novos regimes de trabalho

A pandemia acelerou uma tendência que há muito tempo era discutida pelo setor empresarial: o trabalho remoto. Hoje as empresas sabem que o trabalho remoto é uma realidade que veio pra ficar.

Além do trabalho remoto, há ainda os regimes híbridos para alguns cargos e funções, que mesclam o trabalho remoto com o presencial. Diante dessa nova conjuntura, o transporte de colaboradores deverá ser simplificado em 2022, principalmente, por empresas que adotam o regime de fretamento, o que demandará novas estratégias logísticas.

Maior adesão à logística verde

O conjunto de medidas que privilegiam e promovem o meio ambiente é chamado de logística verde e isso, sem dúvida, será muito importante neste ano. Ações sustentáveis farão com que as empresas obtenham mais valor e isso, seguramente, será percebido e valorizado pelos clientes.

Não são somente os clientes que preferem consumir com empresas que tenham consciência ambiental, mas os investidores, igualmente, se interessam mais em alocar recursos em empresas que promovem e se preocupam com o meio ambiente.

Sistemas de gestão para transporte que auxiliam as empresas a reduzirem a emissão de poluentes de seus veículos e o consumo de combustível serão tendências para este ano, além de tecnologias que focam na reciclagem e no uso racional de diversos ativos, assim, evitando o desperdício.

Conclusão

O ano de 2022 seguramente terá muitos desafios para as empresas. Por isso, é fundamental acompanhar as tendências, uma vez que elas podem se tornar realidade e alterar aspectos importantes dos mercados.

Agora que você se inteirou a respeito das tendências logística para o ano de 2022, aprenda mais sobre como identificar os custos que os acidentes de trânsito ocasionam nas frotas corporativas.

Recent Posts