Porque as transportadoras deveriam obedecer uma ordem ao carregar as cargas?

Dentre as várias atividades de planejamento do transporte de cargas, o carregamento dos veículos é uma importante etapa dentro das atividades de preparação e programação dos processos de entrega.

Por estar diretamente relacionado ao tempo necessário de realização das entregas, além de representar um importante fator financeiro, o carregamento dos veículos precisa estar alinhado à ordem de visitação, a capacidade de carga do veículo e aos custos de frete.

Por isso, no artigo de hoje mostraremos a importância de um eficiente processo de carregamento de veículos, qual seu impacto financeiro e quais são os reflexos diários em uma operação de transporte.

Para simplificar a leitura deste artigo, bem como facilitar sua navegação, sumarizamos em tópicos os temas que serão abordados ao longo deste conteúdo. Assim, você poderá ler somente aquilo que for do seu interesse.

  • Porque obedecer a uma ordem de carregamento de cargas?
  • Ordem de entregas
  • Disposição espacial das cargas
  • Organização por tipo de material
  • Amarração das cargas
  • Como as finanças podem ser impactadas?

Porque obedecer a uma ordem de carregamento de cargas?

Para que ações concretas sejam tomadas, antes, é preciso estabelecer motivações claras. Somente quando as razões estão claramente estabelecidas é que a prática é corretamente influenciada.

No caso da ordem de carregamento, existem quatro fatores fundamentais que precisam ser observados para que, tanto clientes como a própria empresa, desfrutem de um bom relacionamento, economizem tempo, recursos financeiros e colham outros benefícios.

Ordem das entregas

O primeiro dos quatro fatores essenciais que deve ser equacionado quando a programação das entregas está sendo definida é, justamente, a ordem em que as entregas irão acontecer.

O carregamento, portanto, deve obedecer a ordem em que as entregas ocorrerão, sendo as últimas entregas, as primeiras a serem organizadas dentro do baú dos caminhões ou veículos que realizarão as entregas.

Sendo assim, as últimas cargas dentro dos veículos representarão a realidade da operação, e as primeiras cargas, da mesma forma, sendo, assim, na ordem de visitas, as primeiras a serem entregues.

Salvo outro parâmetro ou condicionante, a ordem de entrega deve ser definida pela roteirização ou pela combinação da disponibilidade de veículos e roteirização.

Disposição espacial de cargas

Ao embarcar as cargas nos veículos é preciso observar a harmonia entre o tamanho das cargas, seu respectivo peso e o volume que elas ocupam nos caminhões. Isso é importante devido ao equilíbrio e proporcionalidade do peso das cargas.

Essa medida é importante devido à economia de recursos financeiros, principalmente com consumo de combustível e manutenção de veículos, evitando o sobrepeso das cargas e os problemas que podem ocorrer por esse motivo.

Organização por tipo de material

Além de observar a disposição espacial das cargas de acordo com suas características físicas é interessante organizá-las por “sessões”, quer dizer, agrupá-las de acordo com suas características e estados de agregação.

Assim, além de ordenar o carregamento por princípios lógicos, fica muito mais fácil acessar as cargas de acordo com suas características, principalmente, para ganhar tempo e otimizar as entregas.

Amarração das cargas

Além de observados os princípios de carregamento mencionados até aqui, é fundamental que a amarração das cargas seja feita de forma correta. Do contrário, além de colocar a segurança dos motoristas em risco, poderão causar grandes prejuízos financeiros.

Assim, é de grande importância que o processo de carregamento seja finalizado com uma adequada amarração das cargas, deixando-as seguras, mas, sem forçá-las ao ponto de provocar algum dano.

Como as finanças podem ser impactas?

Cargas mal amarradas podem, ao longo dos deslocamentos, se soltarem, quebrarem e causarem prejuízos para a empresa, além disso, prejudicarão os clientes que aguardam o recebimento de suas mercadorias.

Além disso, quando as cargas estão organizadas de forma ineficiente, elas podem causar problemas mecânicos nos veículos, além de interferiram diretamente no consumo de combustível.

Clientes insatisfeitos com a prestação de serviço podem falar mal da empresa, dos serviços e não recomendá-los para novos potenciais clientes.

Conclusão

O escalonamento das cargas é fundamental para assegurar o bom andamento das entregas. Contudo, para que isso aconteça, como vimos, é importante realizar algumas atividades antes de iniciar a jornada do dia.

Além de proteger a empresa e as mercadorias que serão entregues, uma eficiente programação de entregas faz dos atuais clientes “promotores” de venda, sendo esse um dos melhores argumentos de captação de clientes, dado a qualidade da fonte e o custo de aquisição.

Agora que você aprendeu mais sobre como carregar adequadamente um caminhão antes de realizar as entregas, descubra o que são radares, como funcionam, qual sua origem e quais tipos de radares existem no trânsito do Brasil.

Recent Posts