Transporte escolar: como aprimorar esse serviço?

O transporte escolar é um importante componente dentro do mercado de educação, atendendo a demanda das escolas, universidades e centros de ensino espalhados pelo país.

De fato, o transporte escolar é um fator significativo quando se analisa o mercado de educação em toda sua extensão, isto é, sem transporte como as crianças, jovens, adolescentes e até mesmo adultos seriam capazes de estudar?

Na zona rural, por exemplo, em virtude da escassez de transporte público e particular, muitas escolas refazem seu planejamento de aulas devido à baixa adesão de alunos causada pela inexistência de um transporte eficiente.

Isso por si só justifica a importância do transporte escolar para as instituições de ensino, pois, como supracitado, o transporte é um fator muito importante na manutenção, recorrência e prospecção de novos alunos.

Por isso, em razão da importância do transporte escolar para os colégios, universidades e institutos de ensino, no artigo de hoje mostraremos como um transportador pode melhorar sua prestação de serviço através da tecnologia, quais são os tipos de transporte mais utilizados neste contexto e quais tecnologias usar.

Tecnologias utilizadas no transporte escolar

Quando falamos de tecnologias para o transporte escolar, precisamos abordar este assunto à luz de dois públicos diferentes, mas, que se relacionam diretamente: o transportador e os usuários.

Transportador

O transportador pode ser proprietário de apenas um ônibus escolar ou dono de uma frota direcionada ao transporte de estudantes, possuindo muitas vans escolares para isso. Em linhas gerais ambos possuem necessidades bem similares, evidentemente, outros aspectos são diferentes.

Normalmente, no caso do transporte escolar, o transportador vai à casa de todos seus clientes (usuários) que, normalmente, moram em uma mesma região. Isso quer dizer que seus usuários estão dispersos geograficamente.

A primeira tecnologia ideal para um transportador é a roteirização que, resumidamente, é uma ferramenta que cria rotas mais curtas possíveis entre diferentes pontos baseados em sua dispersão geográfica.

Isso significa que o transportador que utiliza a roteirização sempre vai realizar o embarque de seus usuários no menor tempo e na menor distância possíveis, além de reduzir a emissão de poluentes do veículo.

Através dessa tecnologia é possível reduzir custos com combustível e manutenções veiculares, pois, permite planejar qual a melhor forma de embarque dos usuários, criando estratégias otimizadas de embarque e alocação.

Outra tecnologia importante, sobretudo no que diz respeito ao controle e acompanhamento dos usuários é o controle de acesso embarcado. Por meio dessa tecnologia, é possível saber quem são os usuários que mais usam seu serviço, verificar ociosidades e desenvolver estratégias para retenção e auditoria de clientes.

Por fim, o monitoramento e o rastreamento veicular são tecnologias com grande relevância para a sua operação, sobretudo devido à segurança patrimonial e ao fornecimento de informações para os clientes que, muitas vezes, são os próprios usuários do serviço.

Usuários

Para os usuários, as tecnologias que fornecem informação são as mais úteis e relevantes. Quando um transportador possui monitoramento e rastreamento veicular, é possível, por meio de um aplicativo de celular, consultar a localização do transporte escolar e verificar se ele está próximo ou se ainda vai demorar a chegar à residência do usuário.

Além do mais, pais e mães podem acompanhar o trajeto em tempo real desenvolvido pelo veículo, além da velocidade, guinadas e acelerações bruscas e algumas outras informações referentes ao deslocamento do veículo, e isso tanto na ida quanto no retorno da escola.

Assim, um usuário pode gerenciar muito bem seu tempo, consultar informações sobre o comportamento do motorista e verificar alguns outros parâmetros de segurança importantes de serem acompanhados.

Tipos de transporte escolar

O transporte de crianças, jovens e até mesmo adultos para os centros de ensino pode ser feito com veículos específicos e de acordo com as características da demanda e estrutura do transportador.

Van escolar

A van escolar é uma das formas mais populares empregadas no transporte escolar. Normalmente, atende a um grupo menor de usuários, que moram em uma mesma região e estudam ou no mesmo local ou em locais próximos entre si.

Ônibus escolar

O ônibus escolar, assim como a van, é outra forma muito popular de transporte empregado no contexto estudantil. Sua capacidade é maior, por isso, destina-se a um público maior em relação aos atendidos pelas vans e, quase sempre, atendem usuários de bairros e regiões mais distantes, porém, não tão distantes entre si.

Transporte universitário

Destinado ao público universitário, normalmente feito através de vans,  difere em relação à prestação de serviço, justamente pela especificidade do público atendido, horário da prestação de serviço e distâncias percorridas.

Dentre os listados, é aquele que percorre a maior distância, isto é, é muito utilizado para transporte entre cidades próximas suprindo a necessidade de universidades e universitários

Quais tecnologias utilizar no transporte escolar?

Seja um transportador individual ou uma empresa cuja frota é alocada no transporte escolar, as tecnologias utilizadas devem ser capazes de reduzir custos, potencializar o nível de serviço e facilitar a gestão da operação.

Contudo, as especificidades tecnológicas dependerão do porte da operação, do público atendido, das rotas utilizadas, da demanda gerencial dos responsáveis pela gestão e do valor disponível para investimento.

Conclusão

Para evoluir mais a prestação dos serviços do transporte escolar, é necessário não somente empregar tecnologia, mas, ainda se preocupar com a gestão, análise de resultados e controle operacional.

Redução de custos e otimização operacional são passos importantes para a competitividade neste mercado de ampla concorrência, pulverizado, operado por grandes e pequenos prestadores de serviço que facilitam o deslocamento de  diversas pessoas, crianças, jovens e adolescentes espalhados por todo o país.

Agora que você aprendeu mais em relação ao transporte escolar, descubra qual a importância e os benefícios de se utilizar um software de gestão de frota para gerenciar uma operação deste tipo.

Recent Posts