Veículos com alto consumo de combustível? Entenda os motivos!

Gestores de frota, provavelmente, já ouviram de alguns motoristas, reclamações sobre o consumo excessivo de algum veículo. Com o passar dos anos, alguns fatores relacionados principalmente aos hábitos de direção e ao desgaste natural dos componentes mecânicos, podem provocar esse aumento.

Examinar com cautela os motivos do aumento de consumo de combustível é fundamental, afinal de contas, gastos com combustível podem representar até 70% das despesas de uma frota.

Pensando nisso, no artigo dessa semana, mostraremos alguns motivos que podem provocar o aumento do consumo de combustível dos veículos de uma frota. Continue a leitura para entender mais sobre esse assunto!

No artigo de hoje, falaremos sobre:

  • Como identificar um aumento real no consumo de um veículo?
  • Aspectos que aumentam o consumo
  • Calibragem dos pneus
  • Filtro de combustível
  • Hábitos de direção
  • Ar condicionado

Como identificar um aumento real no consumo de um veículo?

Atualmente, mesmo os veículos mais simples, são equipados de fábrica com computador de bordo. Alguns modelos, inclusive, contam com tecnologia capaz de fornecer informações sobre o consumo médio e, até mesmo, instantâneo.

Além desse recurso, muitas organizações utilizam ferramentas para gestão de frota que fornecem os valores médios do consumo dos veículos. Ambas as opções auxiliam os gestores a analisarem o consumo de cada veículo, ajudando na tomada de decisão.

Contudo, existe uma forma mais fácil, por assim dizer, de obter o consumo dos veículos: fazendo o acompanhamento manual. Munido dessa informação, o gestor pode criar planilhas de controle e monitorá-las constantemente, principalmente, em operações de pequeno porte.

Para aprender mais sobre isso, leia este artigo completo que escrevemos sobre o assunto.

Aspectos que aumentam o consumo

Vários aspectos podem influenciar significativamente o aumento no consumo de uma frota. Mas, dentre essas causas, existem as principais, isto é, as mais importantes, e as secundárias, que não são tão relevantes. Abaixo, mostramos as causas principais.

Calibragem dos pneus

Principalmente em tempos de pandemia, este aspecto tende a ser negligenciado, sobretudo, pela possibilidade de contaminação. Todavia, historicamente, a falta de calibragem afeta drasticamente o consumo de um veículo, e não somente o consumo.

Pneus que não estão na calibragem recomendada pelo fabricante, podem perder aderência, causando acidentes graves e muitos prejuízos para as organizações, além de expor os motoristas. Por isso, é sempre recomendável ficar atento a este procedimento.

Filtro de combustível

O filtro de combustível é quase sempre esquecido, mas, não deveria ser assim. Isso porque ele impacta diretamente no consumo de combustível. Quando está muito velho, ele perde suas funções, deixando de reter micropartículas de sujeira que chegam ao motor e dificultam a queima, fazendo o carro consumir mais.

Por isso, periodicamente, ele deve ser substituído, assegurando um melhor desempenho do veículo e, consequentemente, menores níveis de consumo. Além disso, a emissão de poluentes da sua frota reduzirá.

Hábitos de direção

Os hábitos de direção do motorista influenciam muito o consumo de combustível. Aceleradas bruscas, arrancadas com alta aceleração, alongar as marchas sem necessidade, além de controlar o carro com o acelerador e a embreagem simultaneamente, quando em aclives, prejudicam o consumo de combustível.

Além disso, alguns desses hábitos como, por exemplo, o controle simultâneo do veículo em aclives com o acelerador e a embreagem, promove o desgaste prematuro das peças o que, também, aumenta os custos operacionais das frotas. Por isso, conscientize seus colaboradores!

Ar condicionado

Em dias quentes, é praticamente impossível não utilizar o ar condicionado. Todavia, vale a pena evitar o uso abusivo deste confortável equipamento, sobretudo, considerando que seu uso excessivo aumenta consideravelmente o consumo de combustível.

Além disso, em tempos de pandemia, o ar condicionado aumenta as chances de contaminação. Por isso, tanto para se proteger como para reduzir custos, vale a pena usar o ar esporadicamente.

Conclusão

Como mostramos, muitos podem ser os “vilões” que têm influenciado o consumo de sua frota. Por isso, é fundamental educar os motoristas para que essas situações sejam evitadas e, por consequência, sua frota reduza custos com combustíveis.

Agora que você aprendeu mais sobre os aspectos que aumentam o consumo de combustível dos veículos de uma frota, descubra tudo sobre os drones e se eles realmente são o futuro da logística de entregas.

Recent Posts